Nuriel el Nur

Dança Oriental e Dança do Ventre

Nuriel el Nur

Nuriel El Nur deu seus primeiros passos em Goiânia/GO em 1994 com Nilza de Moreira. A partir de 1995 teve contato com Lulu Sabongi, primeiro através do seu vídeo e depois em aulas, o que veio fortalecer ainda mais sua paixão pela dança e a busca pelos estudos.

Nuriel El Nur deu seus primeiros passos em Goiânia/GO em 1994 com Nilza de Moreira. A partir de 1995 teve contato com Lulu Sabongi, primeiro através do seu vídeo e depois em aulas, o que veio fortalecer ainda mais sua paixão pela dança e a busca pelos estudos.

Em 1997 devido ao seu trabalho como advogada, mudou-se para Natal/RN. Nesta cidade abdicou da sua formação, e deu início à fomentação do estudo da Dança Oriental, que em seguida expandiu-se para a Região Nordeste. Hoje divide sua carreira entre diversas atividades: bailarina internacional, professora, coreógrafa, estilista, produtora de eventos e administradora/proprietária da Tuareg – Kasa do Oriente, escola renomada da região, fundada em 1999.

Desde 2001 tem o Certificado de Qualidade em Dança do Ventre da Khan el Khalili. Em 2002 foi convidada para participar da gravação do vídeo didático de Lulu Sabongi tendo como tema Tacksim. Foi a primeira do Nordeste a fazer parte do quadro das bailarinas “Noites do Harém” ainda em 2006.

É filiada ao CREF10/PB- RN, Conselho Regional de Educação Física, mantendo sempre a preocupação com a saúde de quem a pratica. Possui o “Selo de Honra” de Lulu Sabongi. Contribuiu na formação e desenvolvimento de diversas bailarinas e professoras atuantes no mercado, que continuam se atualizando em aulas e workshops periódicos e em seu Curso de Aperfeiçoamento.

Em 2017 foi para Nova Iorque onde participou dos Festivais NYCairo e Cairo Khan NYC, apresentando-se e fazendo workshops com os principais profissionais da atualidade.

Em 2015 gravou o DVD didático através da Revista Shimmie, tendo como tema o Shaaby e também foi capa regional da mesma revista representando o Rio Grande do Norte, ed. 28. E por isso recebeu o Prêmio Shimmie pelo fomento da Dança no RN.

Em 2013 e 2014 em Buenos Aires dividiu o palco com Samir Abut, Pablo Acosta, Mariel Sitka e Mònica Calderón, e ministrou workshop no evento Sublime e também no evento Egipto a Buenos Aires.

Em 2013 em sua terceira viagem ao Egito participou de gravações para a TV Egípcia Dela3 gravando 6 danças para o canal e ainda teve contato direto com a “Dança de rua egípcia”. Também foi para a Europa em 2007, 2008 e 2010 (onde foi convidada junto com Nour, Yasser e Khaled Mahmoud do evento East Fest Lissabon), ministrando workshops e fazendo shows em Lisboa/Portugal e Genebra/Suíça.

Participou de workshops com os principais Mestres Internacionais e nacionais com quem se atualiza sempre que possível.

Eventos promovidos: 1º ao 11º ENEDO (Encontro Nordeste de Dança Oriental) e CARAVANA TUAREG.

Email:tuaregkasa@hotmail.com

Também deseja ser uma bailarina certificada com o selo de qualidade Lulu Sabongi?

Saiba como